quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Campanha “Outubro Rosa” agita o sábado dos profissionais de Saúde no Rio de Janeiro.

Atividade voltada à saúde da mulher será realizada durante este mês de outubro.


  
 O Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco recebeu hoje, dia 18 /10 / 2014, centenas de mulheres para coleta de preventivo. 

A ação faz parte da campanha "Outubro Rosa", de luta contra o câncer de mama. A Unidade de Saúde, localizada em Bangu, zona oeste do Rio, se mobilizou realizando palestras, esclarecendo dúvidas e fazendo exames.

    Na área da beleza, limpeza de pele e maquiagem fizeram a alegria da mulherada.Como o laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, os profissionais da Saúde da Família, Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Práticas Integrativas e atendimento clínico resolveram trabalhar a caráter em prol da Campanha, e estimulando a participação da população. A Unidade de Saúde está decorada em rosa. E o público alvo são mulheres de 25 a 64 anos.

“Estou feliz com o resultado”

“É nosso objetivo incentivar mulheres com mais de 50 anos passarem por exames de mamografia e mulheres acima de 25 anos pela coleta do preventivo (Papanicolau). Está sendo bom participar de momentos tão significativos como esse. Trabalhamos, brincamos, aprendemos e sorrimos. O dia foi produtivo e positivo.Estou feliz com o resultado”, declara a Agente de Saúde Cássia Leão.

    Durante todo o mês, Consultórios Municipais do município intensificarão as atividades para a detecção do câncer de mama e do colo do útero.O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

  “A melhor maneira de prevenir o câncer de mama é, lembrar que ele existe e realizar o outo-exame das mamas”,alerta a Dr ª Camila Bravo Peres, médica da Estratégia Saúde da Família. “ Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer a mamografia. Independentemente disso, é importante sentir o próprio corpo e procurar um médico, caso apareça algum sintoma. Se a mulher tiver algum fator de risco da doença, é importante fazer o exame antes de completar 40 anos”, explica a médica.



    O Outubro Rosa é um movimento internacionalmente conhecido e comemorado em todo o planeta desde o século 20. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes à doença no mês de outubro e, com a aprovação do Congresso Americano, se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. No Brasil, o movimento vem sendo adotado desde 2002. A ideia é chamar atenção, diretamente, para a realidade atual da doença e a importância do diagnóstico precoce.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato, em breve estaremos respondendo sua solicitação.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Cecília Pedro, S/N - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3332-9322 / 3424-4828

Tecnologia do Blogger.