A data marca também a abertura das atividades esportivas nas Unidades de Saúde com a participação dos alunos do Programa, dos Profissionais de Saúde e funcionários. Contamos com a presença de todos.
Mostrando postagens com marcador noticias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador noticias. Mostrar todas as postagens
domingo, 17 de abril de 2016
Começa amanhã, dia 18/04, o Revezamento da Tocha dos Jogos Cariocas, ação realizada pelo Programa Academia Carioca em parceria com as unidades de saúde e as coordenações de área. O revezamento, que percorrerá todas as APs, terá início no CMS Aloysio Amâncio/AP 5.3, que já está nos preparativos para a grande festa.
A data marca também a abertura das atividades esportivas nas Unidades de Saúde com a participação dos alunos do Programa, dos Profissionais de Saúde e funcionários. Contamos com a presença de todos.
A data marca também a abertura das atividades esportivas nas Unidades de Saúde com a participação dos alunos do Programa, dos Profissionais de Saúde e funcionários. Contamos com a presença de todos.
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
A Equipe Sainá adjunto dos agentes de endemias realizou no dia 25/01/2016 o primeiro mutirão de ação ao combate ao Aedes Aegypti.

Foram feitas vistorias em residências, áreas comercias, terrenos baldios, caixas d'água.

Em toda área abrangente da Equipe.

Houve aplicação de larvicidas e Inseticidas, busca ativa de possíveis focos de acumulo de água.
Orientação a população em geral, mulheres em idade fértil, gestantes e puérperas. Realizamos também atividades em Stand com uso de maquetes, panfletos e videos educativos.Gerando Informações sobre as doenças Zica Vírus, Dengue e febre Chikungunya.

Foram feitas vistorias em residências, áreas comercias, terrenos baldios, caixas d'água.

Em toda área abrangente da Equipe.

Houve aplicação de larvicidas e Inseticidas, busca ativa de possíveis focos de acumulo de água.
Orientação a população em geral, mulheres em idade fértil, gestantes e puérperas. Realizamos também atividades em Stand com uso de maquetes, panfletos e videos educativos.Gerando Informações sobre as doenças Zica Vírus, Dengue e febre Chikungunya.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Hoje comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi instituída em 1988 pelo Ministério da Saúde e, desde então, é destinada à realização de campanhas de conscientização da população. O objetivo é alertar as pessoas sobre a importância da prevenção e as formas de tratamento da doença.
Aproveitando a data vamos conferir algumas mudanças de hábitos que ajudam a prevenir a doença.
- Não fumar é uma medida fundamental para a prevenção, já que o tabaco é um dos principais desencadeadores da doença. Vale ressaltar que, quando uma pessoa fuma em um ambiente, libera substâncias tóxicas no ar que são inaladas por todos os indivíduos. Por isso, o fumo em locais fechados é proibido.
- Mantenha uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, frutas, leite e derivados e cereais integrais. Reduza o consumo de alimentos com muita gordura, fritura ou industrializados e evite bebidas alcoólicas. Controlar o peso também é essencial.
- Pratique exercícios físicos diariamente durante 30 minutos. Segundo o Inca, há diversas alternativas válidas: preferir escadas a elevadores, caminhar, dançar e varrer a casa, por exemplo.
- Faça exames preventivos com regularidade.
- Não se exponha ao sol sem proteção, principalmente entre as 10h e as 16h, para evitar câncer de pele.
Para saber mais acesse o site do inca.
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Com o propósito de divulgar a Homeopatia, a campanha "Novembro Verde, Trate-se com Homeopatia” foi idealizada para divulgar a Medicina fundamentada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796.
Samuel Hahnemann apoiou-se na observação experimental de que “toda substância capaz de provocar determinados sintomas em uma pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas em uma pessoa doente”. Ainda, segundo ele, “a Homeopatia recupera a força vital imaterial, que dinamicamente anima nosso corpo material".
Contrariamente ao que se pensa, a Homeopatia é um sistema científico definido, com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação farmacológica dos medicamentos em indivíduos humanos (sadios), reproduzida ao longo dos séculos.
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Assista ao vídeo sobre o lançamento da Pesquisa de Opinião SMS-2015.
Para participar da pesquisa acesse o link.
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
Esta semana é comemorado o dia da Vigilância sanitária e vários eventos estão sendo organizados esta semana em homenagem a esta data, no dia 5, os profissionais da Vigilância Sanitária estarão na rua alertando a população sobre os riscos da Esporotricose, uma doença que está contaminando gatos de toda a cidade, principalmente da Zona Oeste. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 824 casos de animais infectados e atendidos no Centro de Zoonoses Paulo Dacorso Filho – CPDF – e na Unidade de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman – UJV.
A esporotricose é um tipo grave de fungo que ataca gatos e é transmitida para os humanos, provocando lesões graves na pele. A contaminação ocorre através do contato das garras do animal com material orgânico em decomposição contaminado, como cascas de árvores, palhas, farpas, espinhos e o solo. Com o fungo instalado, o gato transmite a doença através de arranhões, mordidas e contato direto com a pele lesionada.
No gato, a doença pode ser mortal; nos seres humanos, têm cura, mas pode provocar lesões gravíssimas na pele. Nos animais, devem ser observados alguns sinais, como feridas no rosto e nos membros. As feridas são profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam progredir para o resto do corpo. A perda de apetite, apatia, emagrecimento, espirros e secreção nasal também são manifestações da doença.
Nos seres humanos, a manifestação começa com um pequeno caroço vermelho, que pode virar uma ferida. Geralmente, aparecem nas mãos, nos braços, nas pernas ou no rosto, às vezes formando uma fileira de pequenos nódulos ou feridas. Também podem aparecer dores nas articulações e febre.
O risco de morte nos gatos diminui se a doença for diagnosticada no início. Portanto, o ideal é procurar um veterinário assim que houver algum sinal, principalmente no focinho. O CPDF e a UJV atendem esses casos. Para levar o animal ao centro de zoonoses é necessário agendar uma consulta pelo telefone 1746; para o atendimento na unidade de medicina veterinária, o dono pode levar o animal no endereço na Av. Bartolomeu de Gusmão, 1.120 – São Cristóvão.
A Vigilância Sanitária também alerta para o aparecimento de feridas em cachorros, que apresentam um número baixo de contaminação. Caso a lesão seja observada na pele humana, é necessário ir a uma unidade municipal de saúde.
A campanha contra a esporotricose vai ser lançada no Largo da Carioca, às 10h, em celebração ao Dia da Vigilância Sanitária, instituído neste ano, pela lei nº 13.098. Durante toda a semana acontecem eventos para celebrar essa data.
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Hoje foi a segunda reunião do nosso Colegiado Gestor, entre os tópicos abordados debatemos sobre Saude Bucal, Vacinação e suas peculiaridades, houve um debate também sobre a importância e o papel de um posto de saúde no contexto do SUS e muito mais.
Aqui estão algumas fotos da reunião, e lembrando q a próxima e no dia 24/06/15.
Aqui estão algumas fotos da reunião, e lembrando q a próxima e no dia 24/06/15.
terça-feira, 26 de maio de 2015
terça-feira, 5 de maio de 2015
Conferencias Distritais de Saúde 2015.
Dias 07, 08 e 09 de maio, no auditório Prof. Rodolfho Paulo Rocco - Quinhentão - Prédio CCS-Centro de Ciências da saúde UFRJ- Ilha do Fundão. De 08h às 18h.
Dias 14 e 15 de maio, no auditório da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Inicio as 9h.
Dia 18 de Maio no Hospital da Lagoa.
Dias 20 e 21 de Maio no Hospital Nisio da Silveira no Engenho Novo.
Dia 23 de Maio No Centro de Referencia Heleno Fraga em Jacarepaguá.
Dias 30 e 31 de Maio No clube dos Sargentos da Aeronáutica em Cascadura.
Dias 06 e 07 de Junho no sindicato dos professores em Campo Grande.
Dias 10 e 11 de junho no Tijuca Tênis Clube.
Dias 11 e 12 no auditório da FAETEC em Santa Cruz.
Dias 13 e 14 de Junho no Colégio Federal Pedro II em Realengo.
Conferencia Municipal de Saúde dias 17, 18 e 19 de julho no Centro de Convenções Sulamérica Cidade Nova.
quinta-feira, 30 de abril de 2015
O prefeito Eduardo Paes e o Secretário Municipal de Saúde, Dr Daniel Soranz participaram do lançamento da Fábrica de Clínicas da Família, essas clinicas serão construídas para levar um atendimento ainda maior para os cariocas. Serão 28 novas Clínicas nos bairros do Recreio, Jacarepaguá e adjacências; Bangu e Realengo e nos bairros próximos.
Iniciativa que permite estender o Saúde da Família para muito mais cariocas!
Iniciativa que permite estender o Saúde da Família para muito mais cariocas!



















































