quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O sorriso ao alcance de todos

A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como foco de trabalho a promoção e a prevenção da saúde. Uma das tarefas que realizamos é a Visita Domiciliar(VD). Pensando na saúde em seu sentido mais amplo, além dos muros do CMS Waldyr Franco. Nessas visitas são detectados casos em que é necessária a atuação do profissional no domicílio, pois temos alguns acamados em nossa área de abrangência. O caso do usuário Marcelo, 41 anos, tetraplégico, ilustra bem as possibilidades de intervenção dos profissionais nesta proposta de trabalho. Embora a sua condição dificulte o seu acesso aos serviços de saúde, a Equipe de Saúde Bucal da ESF Sainá interferiu e atuou no sentido de que as necessidades desse paciente fossem atendidas.

É seguindo esses princípios que procuramos melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Como rotina, através de uma triagem feita, anteriormente, detectamos aqueles que precisam de atendimento domiciliar. Sendo assim, no dia 13/08/14 fomos Eu (Germana Reis – Cirurgiã- Dentista), Jacqueline Rangel (Auxiliar de Saúde Bucal) e a ACS, Kátia Pantaleão fazer uma VD resolutiva.

Pudemos proporcionar um atendimento domiciliar, transportando o equipamento necessário: o ultrassom portátil.

Desse jeito, foi realizado o procedimento de tartarotomia, no paciente, anteriormente mencionado. Ao serem oferecidas às orientações à tia de Marcelo, de como deveria proceder para manter a higiene bucal dele, concluímos, em parte, naquele momento o nosso trabalho.

Entretanto, a proposta da Equipe de Saúde Bucal continua com o propósito de desenvolver três ações: a visita à COMUNIDADE para a constatação das necessidades dos pacientes; a intervenção, encaminhando o paciente à Unidade, ou, se for o caso, possibilitando a atuação em domicílio e por último, a monitoração e o acompanhamento, controlando e avaliando, permanentemente, os resultados. Podemos dizer, com esse relato, que nada irá impedir o acesso à Saúde Bucal. Só podemos confirmar que foi mais do que satisfatório, para a Equipe de Saúde Bucal da ESF vivenciarmos esse momento. Já que às vezes as palavras não conseguem expressar, o que queremos compartilhar com vocês, verifiquem o largo sorriso de Marcelo.


Afinal, não dizem que a imagem vale por 1000 palavras.









0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo contato, em breve estaremos respondendo sua solicitação.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Cecília Pedro, S/N - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3332-9322 / 3424-4828

Tecnologia do Blogger.