Mostrando postagens com marcador Visita Domiciliar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Visita Domiciliar. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como foco de trabalho a
promoção e a prevenção da saúde. Uma das tarefas que realizamos é a Visita
Domiciliar(VD). Pensando na saúde em seu sentido mais amplo, além dos muros do
CMS Waldyr Franco. Nessas visitas são detectados casos em que é necessária a
atuação do profissional no domicílio, pois temos alguns acamados em nossa área
de abrangência. O caso do usuário Marcelo, 41 anos, tetraplégico, ilustra bem as
possibilidades de intervenção dos profissionais nesta proposta de trabalho.
Embora a sua condição dificulte o seu acesso aos serviços de saúde, a Equipe de
Saúde Bucal da ESF Sainá interferiu e atuou no sentido de que as necessidades
desse paciente fossem atendidas.
É seguindo esses princípios que procuramos melhorar a qualidade de
vida dos pacientes. Como rotina, através de uma triagem feita, anteriormente,
detectamos aqueles que precisam de atendimento domiciliar. Sendo assim, no dia
13/08/14 fomos Eu (Germana Reis – Cirurgiã- Dentista), Jacqueline Rangel
(Auxiliar de Saúde Bucal) e a ACS, Kátia Pantaleão fazer uma VD resolutiva.
Pudemos proporcionar um atendimento domiciliar, transportando o
equipamento necessário: o ultrassom portátil.
Desse jeito, foi realizado o procedimento de tartarotomia, no
paciente, anteriormente mencionado. Ao serem oferecidas às orientações à tia de
Marcelo, de como deveria proceder para manter a higiene bucal dele, concluímos,
em parte, naquele momento o nosso trabalho.
Entretanto, a proposta da Equipe de Saúde Bucal continua com o
propósito de desenvolver três ações: a visita à COMUNIDADE para a constatação
das necessidades dos pacientes; a intervenção, encaminhando o paciente à
Unidade, ou, se for o caso, possibilitando a atuação em domicílio e por último,
a monitoração e o acompanhamento, controlando e avaliando, permanentemente, os
resultados. Podemos dizer, com esse relato, que nada irá impedir o acesso à
Saúde Bucal. Só podemos confirmar que foi mais do que satisfatório, para a
Equipe de Saúde Bucal da ESF vivenciarmos esse momento. Já que às vezes as
palavras não conseguem expressar, o que queremos compartilhar com vocês,
verifiquem o largo sorriso de Marcelo.
Afinal, não dizem que a imagem vale por 1000 palavras.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Em bela manhã ensolarada, caminhando por extensa estrada,
fomos visitar uma senhora, que se encontrava acamada.
O sol ardia a todo vapor, mas diante desse intenso calor,
nos deparamos, então, com grande gesto de amor.
Ao visitarmos a velhinha, acompanhada da carinhosa filhinha,
encontramos - lá em sua caminha.
Para surpresa nossa, tão limpinha quanto possa, estava ela,
sob brancos lençóis, ao canto dos rouxinóis.
Árvore frondosa, fornecia ampla sombra gostosa,
ao leito da velhinha bondosa, que parecia muito prosa.
O quintal, como tal tinha - se transformado, em poderoso hospital!
Medicamentos indicados e exames solicitados, haviam sido realizados.
Fisioterapia, era exercitada, em clima de grande alegria.
Ambiente pobre, mas bem acolhedor, fez - nos sentir a presença,
da nobre riqueza do amor.
Seria bom, se todos os filhos fossem iguais,
tratando com muito carinho, os seus velhos e queridos pais.
Dra. Vera Lucia Cordeiro Chagas























