Mostrando postagens com marcador Comunicado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comunicado. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Com o propósito de divulgar a Homeopatia, a campanha "Novembro Verde, Trate-se com Homeopatia” foi idealizada para divulgar a Medicina fundamentada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796.
Samuel Hahnemann apoiou-se na observação experimental de que “toda substância capaz de provocar determinados sintomas em uma pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas em uma pessoa doente”. Ainda, segundo ele, “a Homeopatia recupera a força vital imaterial, que dinamicamente anima nosso corpo material".
Contrariamente ao que se pensa, a Homeopatia é um sistema científico definido, com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação farmacológica dos medicamentos em indivíduos humanos (sadios), reproduzida ao longo dos séculos.
quinta-feira, 30 de abril de 2015
O prefeito Eduardo Paes e o Secretário Municipal de Saúde, Dr Daniel Soranz participaram do lançamento da Fábrica de Clínicas da Família, essas clinicas serão construídas para levar um atendimento ainda maior para os cariocas. Serão 28 novas Clínicas nos bairros do Recreio, Jacarepaguá e adjacências; Bangu e Realengo e nos bairros próximos.
Iniciativa que permite estender o Saúde da Família para muito mais cariocas!
Iniciativa que permite estender o Saúde da Família para muito mais cariocas!
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar na área de saúde, encontram-se abertas as inscrições para o processo seletivo público da AP 5.1 ESF (Estratégia de Saúde da Família) e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
As oportunidades para fazer parte da equipe do NASF são para: Médico Ginecologista, Médico Psiquiatra, Sanitarista, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional.
O Edital, Manual, inscrições e outras informações podem ser encontradas aqui.
Já no concurso para fazer parte da equipe do ESF da AP 5.1 as oportunidades são nas seguintes áreas: Médico, Enfermeiro, Farmacêutico, Técnico em enfermagem, Oficial de farmácia, Técnico em saúde bucal e Agente Administrativo.
Maiores informações referente a esse concurso, inscrições e editais podem ser encontrados aqui.
Duvidas ou maiores informações sobre esses concursos entre em contato com a Organzadora BIO-RIO Concursos pelo site http://concursos.biorio.org.br ou pelo telefone:(21) 3525-2480.
sábado, 21 de março de 2015
A
criação de colegiados gestores está sendo utilizada em vários setores, públicos
e privados, como ferramenta de gestão, visando facilitar e equacionar
problemas e dificuldades de implementação de mudanças.
O
colegiado gestor pode ter caráter consultivo ou deliberativo ( este
último em consonância com a governabilidade local e com as diretrizes e
contratos definidos).
Este
pode melhorar o atendimento às demandas e necessidades internas e externas do
serviço, podendo ser um dispositivo
potente de democratização, é institucional e deverá gerar produto
que mude a realidade local através de uma construção coletiva que busque a
estruturação de uma assistência de qualidade, equânime e integral, baseada nos
princípios do SUS.
OBJETIVOS
•
Facilitar o gerenciamento das unidades através
da eleição de um colegiado gestor com representação de todas as categorias e
Equipes de Saúde da família e representantes da comunidade;
• Propiciar
a construção coletiva na tomada de decisão, no que tange ao funcionamento e
organização das unidades que possuam equipes da ESF.
• JUSTIFICATIVA
• A proposta do colegiado de gestão
vem de encontro com a própria diretriz da SMS de promover um espaço
democrático, buscando incentivar busca de soluções em conjunto , através
da discussão e deliberação de problemas relativos à unidade, sob sua
governabilidade, para exercer o gerenciamento participativo e democrático, a
pactuação e responsabilização pelas decisões tomadas.
Gerente
•
01 enfermeiro;
•
01 médico;
•
01 técnico de enfermagem;
•
01 CD;
•
01 ACD OU TCD;
•
01 representante de outras categorias (serviços
gerais e administrativo)
•
Representação dos ACS: Esta obedecerá as
seguintes proporções:
*1 a 3 equipes: 02 ACS
*Acima de 3 equipes: 04 ACS;
•
Representantes da comunidade.
• Elaboração
do cronograma o para condução do processo eleitoral nas unidades:
- Espaço de sensibilização dos profissionais e orientação quanto ao processo junto às equipes ( em reunião e outros meios de divulgação);
- Divulgação dos candidatos para representação de suas categorias ( estabelecer prazo para a inscrição de candidatos e afixação dos nomes em lugar visível, pelos menos dois dias antes do pleito);
- Composição da primeira parte do colegiado gestor : representantes das categorias profissionais. O pleito será acompanhando por representantes da administração da unidade ( pelo menos dois) , a eleição poderá ocorrer em até três dias ( sugestão). A apuração deverá ocorrer na presença dos representantes das categorias, direção e representante da CAP ( se a gerência Julgar necessário) para pra garantir a legitimidade do pleito.
NOTA:É importante que as equipes se reúnam e sensibilizem
seus entes às candidaturas para que se tenha representação de todas as equipes
no colegiado.
- Composição da segunda parte do colegiado gestor : representantes da comunidade. No colegiado, cada equipe terá a representação de 01 usuário ( com designação de um suplente). Esta parte do colegiado deverá ser composta, de forma paritária, com os representantes da unidade. Estes deverão ser indicados através de reuniões com a comunidade. Para esta composição basta ser morador da área e demonstrar interesse em agir como co-responsável na busca de soluções dos problemas locais, não é necessário que sejam lideranças comunitárias oficiais.
Nota: Nas unidades mistas ou localizadas no espaço
físico de unidade tradicional, a direção deverá indicar 01 representante para
compor o colegiado.
•
Todas as categorias profissionais deverão estar
representadas no colegiado;
•
O voto será secreto e o profissional só
poderá votar em seus pares ( profissional da mesma categoria).
Será considerado suplente o 2º mais votado da categoria;
•
Em caso de não inscrição de candidatos de
determinada categoria, todos os componentes desta poderão ser votados;
Como critério de desempate, será considerado eleito o ente
que ainda não tiver sua equipe representada no colegiado. Caso ambos tenham
suas equipes representadas, uma nova eleição, no mesmo dia, poderá ser feita
para esta categoria;
•
Instrumento utilizado: cédula padronizada
pela gerência;
•
O voto será obrigatório, exceto para os
profissionais em licença ou férias sendo o voto, nestes casos, facultativo ( os
mesmos deverão ser avisados do processo);
•
Será considerada uma eleição válida se
a maioria dos profissionais ( mais que 50%) das diversas categorias
participarem da mesma;
•
O colegiado terá vigência de 12 meses, podendo
haver reeleição;
•
É possível nova eleição antes do cumprimento da
vigência, em casos identificados como excepcionais, pelas equipes;
•
FREQUÊNCIA DAS REUNIÕES ( sugestão bimestral);
•
DURAÇÃO DAS REUNIÕES ( que não exceda 1 hora e
meia);
•
PAUTA DAS REUNIÕES: A pauta das reuniões
precisa ser um misto de demandas do gerente local e da equipe da unidade e
comunidade, de forma a garantir um espaço de diálogo cooperativo e de
efetiva participação. Esta deve ser divulgada antes da reunião e/ou repactuada
no início da reunião se houver novas prioridades;
•
METODOLOGIA A SEGUIR: Os princípios do
Planejamento Estratégico Situacional para análise e soluções de problemas podem
contribuir, facilitando a discussão e contribuindo para a produção de
resultados do trabalho colegiado. Sugere-se a elaboração de plano de ação,
visando sistematizar as ações de enfrentamento dos problemas, sempre
estabelecendo prazos para realização e avaliação/ reavaliação;
•
O REGISTRO DAS REUNIÕES ( ata em livro próprio).
•
As soluções e resultados obtidos a partir da
discussão colegiada são mais sustentáveis e duradouros do que os
alcançados por um gerente ou um pequeno grupo de gestores;
•
Processos colegiados produzem uma visão
compartilhada por todos e enriquecida pela variedade de pontos de vista;
•
Desenvolvimento de competências e funções dos
que são membros do colegiado com mais apropriação dos trabalhadores nos
processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (indicadores);
•
Colaboração na construção de redes solidárias
de gestão ;
•
Avanços são alcançados pela Unidade que passa a
contar com vários “porta-vozes” ou seja, pessoas que têm informações do
que se passa no colegiado podem atuar como formadores de opinião, para
dentro e para fora do serviço. Podem melhorar a imagem externa da
unidade e estreitar as relações de trabalho;
•
Que o grupo é capaz de ultrapassar a queixa
pela queixa, e buscar elaborar propostas de ação, modos de agir, de
funcionar,...ultrapassando a culpabilização, construindo a cumplicidade,
elaborando novos modos de funcionamento, pactuando com as boas práticas de
saúde.
•
Busca-se com a gestão colegiada a
participação dos vários atores da Unidade e comunidade, possibilitando a
divisão de responsabilidades e enriquecendo os processos de identificação de
soluções coletivas para os problemas que surgem no seu cotidiano. É importante
ressaltar que só existência do colegiado gestor não garante a democratização da
gestão. Cabe a TODOS garantir que o colegiado gestor seja de fato, um
instrumento de construção coletiva!
•
Brasil. Ministério da Saúde. Lei Orgânica da
Saúde nº. 8.080/90. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e
recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços
correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da] República
Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 128, n. 182, p. 18.055-18.055, 20 set.
Seção I, pt.
•
Brasil. Ministério da Saúde. Lei Orgânica da
Saúde nº. 8.142/90. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do
Sistema Único de Saúde e sobre as transferências intergovernamentais de
recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial
[da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 dez. 1990.
•
Gonh MG. Conselhos gestores e participação
sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2003.
•
Pestana LCS et all – Contradições surgidas no
Conselho Gestor da Unidade Básica de Saúde da Família de Vargem Grande ,
Município de Teresópolis- Rj. Rio de Janeiro: Saúde Coletiva, 17(3): 485-499,
2007.
•
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº
2446/2014. redefinição da Política Nacional de Promoção da Saúde. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 nov. 2014.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez indesejada. Todas as pessoas possuem o direito de decidir se terão ou não filhos, e nós estamos aqui para oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a prática do planejamento familiar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 120 milhões de mulheres em todo o mundo desejam evitar a gravidez. Por isso, o Planejamento Familiar foi desenvolvido pelo Governo Brasileiro, com o intuito de orientar e conscientizar a respeito da gravidez e da instituição familiar.
O Estado Brasileiro, desde 1998, possui medidas que auxiliam no planejamento, como a distribuição gratuita de métodos anticoncepcionais. Já em 2007, foi criada a Política Nacional de Planejamento Familiar, que incluiu a distribuição de camisinhas, e a venda de anticoncepcionais, além de expandir as ações educativas sobre a saúde sexual e a saúde reprodutiva.
Em 2009, o Ministério da Saúde reforçou a política de planejamento e ampliou o acesso aos métodos contraceptivos, disponibilizando mais de oito tipos de preventivos em postos de saúde e hospitais públicos.
Aqui no Waldyr Franco você usuário do SUS vai ter acesso a todos o tipo de ajuda para planejar de forma consciente o desenvolvimento da sua família.
As inscrições para o planejamento familiar esse mês vão ocorrer no dia 22/01/2015 (próxima quinta feira), os interessados deverão procurar a Carla ou a Viviane na sala do Serviço Social aqui da unidade.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
terça-feira, 16 de setembro de 2014
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
Saiba quem pode participar da II Pesquisa de Opinião da SUBPAV http://migre.me/lxInr
A II Pesquisa de Opinião da SUBPAV acontece do dia 15 ao dia 19 de setembro de 2014. Participe e faça parte da mudança.
Prepare-se para a II Pesquisa de Opinião da SUBPAV. Participe da mudança e faça parte dessa Pesquisa.
quarta-feira, 11 de junho de 2014
Prezados usuários, amigos e funcionários
Comunicamos que nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo (12/06, 17/06 e 23/06/2014), como também nos demais caso o Brasil se classifique, a unidade funcionara até as 12 horas.
Nos dias do jogo das outras seleções mesmo no Maracanã o funcionamento da unidade sera normal.
Qualquer duvida entrem em contato por telefone ou pela área de contato aqui do blog.
Atenciosamente.
Coordenação do CMS Waldyr Franco
Comunicamos que nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo (12/06, 17/06 e 23/06/2014), como também nos demais caso o Brasil se classifique, a unidade funcionara até as 12 horas.
Nos dias do jogo das outras seleções mesmo no Maracanã o funcionamento da unidade sera normal.
Qualquer duvida entrem em contato por telefone ou pela área de contato aqui do blog.
Atenciosamente.
Coordenação do CMS Waldyr Franco
segunda-feira, 5 de maio de 2014
► Pessoas com 60 anos ou mais
► Mulheres no período pós-parto (45 dias)
► Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
► Gestantes
► Pessoas com doenças crônicas
Saiba mais: http://goo.gl/iWUH2k #VacinaGripe
► Mulheres no período pós-parto (45 dias)
► Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
► Gestantes
► Pessoas com doenças crônicas
Saiba mais: http://goo.gl/iWUH2k #VacinaGripe
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Aline Costa Diretora do CMS Waldyr Franco Agradece a Equipe.
Prezada Equipe,
Obrigada!!
O êxito no Seminário de Accoutability foi uma conquista de nossas
equipes (área coberta e descoberta) e o mérito é de todos nós!!
Ressalto que esta a á a primeira conquista de outras que estão por vir.
Ainda, temos muito trabalho a fazer para conseguir atingir melhores resultados.
Parabéns, Equipe CMS Waldyr Franco!!!
















.jpg)


