Mostrando postagens com marcador Informes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Informes. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Nos grupos de crianças que acontecem no CMS Waldyr Franco são feitas diversas ações visando promover a saúde das crianças e de seus familiares.
Entre as ações temos o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento com pesagem, orientação de nutrição, orientação odontológica, fonoaudiologia entre outros.
É feito também uma checagem na carteira de vacinação entre outras orientações.
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
A Equipe Sainá adjunto dos agentes de endemias realizou no dia 25/01/2016 o primeiro mutirão de ação ao combate ao Aedes Aegypti.

Foram feitas vistorias em residências, áreas comercias, terrenos baldios, caixas d'água.

Em toda área abrangente da Equipe.

Houve aplicação de larvicidas e Inseticidas, busca ativa de possíveis focos de acumulo de água.
Orientação a população em geral, mulheres em idade fértil, gestantes e puérperas. Realizamos também atividades em Stand com uso de maquetes, panfletos e videos educativos.Gerando Informações sobre as doenças Zica Vírus, Dengue e febre Chikungunya.

Foram feitas vistorias em residências, áreas comercias, terrenos baldios, caixas d'água.

Em toda área abrangente da Equipe.

Houve aplicação de larvicidas e Inseticidas, busca ativa de possíveis focos de acumulo de água.
Orientação a população em geral, mulheres em idade fértil, gestantes e puérperas. Realizamos também atividades em Stand com uso de maquetes, panfletos e videos educativos.Gerando Informações sobre as doenças Zica Vírus, Dengue e febre Chikungunya.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2015
sábado, 5 de dezembro de 2015
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Hoje comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi instituída em 1988 pelo Ministério da Saúde e, desde então, é destinada à realização de campanhas de conscientização da população. O objetivo é alertar as pessoas sobre a importância da prevenção e as formas de tratamento da doença.
Aproveitando a data vamos conferir algumas mudanças de hábitos que ajudam a prevenir a doença.
- Não fumar é uma medida fundamental para a prevenção, já que o tabaco é um dos principais desencadeadores da doença. Vale ressaltar que, quando uma pessoa fuma em um ambiente, libera substâncias tóxicas no ar que são inaladas por todos os indivíduos. Por isso, o fumo em locais fechados é proibido.
- Mantenha uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, frutas, leite e derivados e cereais integrais. Reduza o consumo de alimentos com muita gordura, fritura ou industrializados e evite bebidas alcoólicas. Controlar o peso também é essencial.
- Pratique exercícios físicos diariamente durante 30 minutos. Segundo o Inca, há diversas alternativas válidas: preferir escadas a elevadores, caminhar, dançar e varrer a casa, por exemplo.
- Faça exames preventivos com regularidade.
- Não se exponha ao sol sem proteção, principalmente entre as 10h e as 16h, para evitar câncer de pele.
Para saber mais acesse o site do inca.
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Com o propósito de divulgar a Homeopatia, a campanha "Novembro Verde, Trate-se com Homeopatia” foi idealizada para divulgar a Medicina fundamentada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796.
Samuel Hahnemann apoiou-se na observação experimental de que “toda substância capaz de provocar determinados sintomas em uma pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas em uma pessoa doente”. Ainda, segundo ele, “a Homeopatia recupera a força vital imaterial, que dinamicamente anima nosso corpo material".
Contrariamente ao que se pensa, a Homeopatia é um sistema científico definido, com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação farmacológica dos medicamentos em indivíduos humanos (sadios), reproduzida ao longo dos séculos.
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Assista ao vídeo sobre o lançamento da Pesquisa de Opinião SMS-2015.
Para participar da pesquisa acesse o link.
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
Esta semana é comemorado o dia da Vigilância sanitária e vários eventos estão sendo organizados esta semana em homenagem a esta data, no dia 5, os profissionais da Vigilância Sanitária estarão na rua alertando a população sobre os riscos da Esporotricose, uma doença que está contaminando gatos de toda a cidade, principalmente da Zona Oeste. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 824 casos de animais infectados e atendidos no Centro de Zoonoses Paulo Dacorso Filho – CPDF – e na Unidade de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman – UJV.
A esporotricose é um tipo grave de fungo que ataca gatos e é transmitida para os humanos, provocando lesões graves na pele. A contaminação ocorre através do contato das garras do animal com material orgânico em decomposição contaminado, como cascas de árvores, palhas, farpas, espinhos e o solo. Com o fungo instalado, o gato transmite a doença através de arranhões, mordidas e contato direto com a pele lesionada.
No gato, a doença pode ser mortal; nos seres humanos, têm cura, mas pode provocar lesões gravíssimas na pele. Nos animais, devem ser observados alguns sinais, como feridas no rosto e nos membros. As feridas são profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam progredir para o resto do corpo. A perda de apetite, apatia, emagrecimento, espirros e secreção nasal também são manifestações da doença.
Nos seres humanos, a manifestação começa com um pequeno caroço vermelho, que pode virar uma ferida. Geralmente, aparecem nas mãos, nos braços, nas pernas ou no rosto, às vezes formando uma fileira de pequenos nódulos ou feridas. Também podem aparecer dores nas articulações e febre.
O risco de morte nos gatos diminui se a doença for diagnosticada no início. Portanto, o ideal é procurar um veterinário assim que houver algum sinal, principalmente no focinho. O CPDF e a UJV atendem esses casos. Para levar o animal ao centro de zoonoses é necessário agendar uma consulta pelo telefone 1746; para o atendimento na unidade de medicina veterinária, o dono pode levar o animal no endereço na Av. Bartolomeu de Gusmão, 1.120 – São Cristóvão.
A Vigilância Sanitária também alerta para o aparecimento de feridas em cachorros, que apresentam um número baixo de contaminação. Caso a lesão seja observada na pele humana, é necessário ir a uma unidade municipal de saúde.
A campanha contra a esporotricose vai ser lançada no Largo da Carioca, às 10h, em celebração ao Dia da Vigilância Sanitária, instituído neste ano, pela lei nº 13.098. Durante toda a semana acontecem eventos para celebrar essa data.
terça-feira, 2 de junho de 2015
Agora a gestante sabe com antecedência onde terá o seu bebe e na hora do parto, ela pode chamar uma ambulância Cegonha Carioca para leva-la à maternidade
Com o programa Cegonha Carioca, toda grávida que faz seu pré-natal, em uma unidade pública de saúde no município do Rio de Janeiro fica sabendo, no inicio do pré-natal, em qual maternidade terá o seu bebe.
Durante a gravidez, a gestante é convidada a visitar e conhecer sua maternidade de referencia e, ao final da visita, ela recebe de presente o Enxoval Cegonha.
Quando chegar a hora do parto, o transporte da gestante até a maternidade estará garantido e sera feito com toda segurança. Basta Ligar para o numero 2599-4744 (24h) que a Ambulância Cegonha Carioca irá busca-la em casa.
Na maternidade, a gestante será recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que irá acompanha-lá durante toda sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um(a) acompanhante para fica ao seu lado durante esse momento tão especial.
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Hoje foi a segunda reunião do nosso Colegiado Gestor, entre os tópicos abordados debatemos sobre Saude Bucal, Vacinação e suas peculiaridades, houve um debate também sobre a importância e o papel de um posto de saúde no contexto do SUS e muito mais.
Aqui estão algumas fotos da reunião, e lembrando q a próxima e no dia 24/06/15.
Aqui estão algumas fotos da reunião, e lembrando q a próxima e no dia 24/06/15.


































