Campanha Nacional de Vacinação contra Polio
Sábado dia 08/11/2014 foi o primeiro dia da 35ª campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. A campanha será até o dia 28 novembro, devem ser vacinadas contra a polio crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e a vacinação contra o sarampo está indicada para crianças de 1 ano a 5 anos incompletos, ou seja crianças com 5 anos ou mais não deverão ser vacinadas.
A vacina oral contra a poliomielite (VOP) é uma vacina segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus (1, 2 e 3), e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a vacina Triviral protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. É importante lembrar aos pais ou responsáveis a necessidade de apresentar a cartão de vacinação.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então não houveram novos casos registrados. Em 1994, o País recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. A continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no País.
Sarampo
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação.
Neste primeiro sábado nós do CMS Waldyr Franco participamos com da campanha com 14 polos de vacinação distribuídos em nossa região: escolas, igrejas, Associação de moradores e até mesmo o Calçadão de Bangu contaram com polos de Vacinação, o objetivo era facilitar o acesso do publico, e o resultado foi positivo pois no sábado conseguimos imunizar 2.256 crianças.
Alem de receber a vacina as crianças que compareceram ao CMS Waldyr Franco também participaram de diversas atividades: Oficina de desenhos, brincadeiras com bolas, pinturas foram algumas das atividades oferecidas para a criançada neste sábado.
Para ver outras fotos desse dia clique aqui.