CMS WALDYR FRANCO

Praça Cecília Pedro, S/N - Bangu - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21840-600 | ☎ Telefone: (21) 3332-9322 / 3424-4828
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 17h - Sábado das 08h às 12h
Diretor: Fábio Soares | Gerente: Anderson Silva | CNES 2270420 - ESF: 05 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015


Radiografia de esôfago de um menino de 1 ano e 4 meses realizada no Hospital Universitário King Abdulaziz, em Jidda, na Arábia Saudita. A imagem mostra com detalhes um pingente do boneco Bob Esponja na garganta do menino.

O exame foi cedido pela radiologista Ghofran Ageely, que trabalha no hospital, e divulgou a imagem no site radiopaedia.org.

"Quando se olha pela lateral, você vê um corpo estranho longo e fino que se parece com um alfinete. Na vista frontal, aqui está ele! De cabeça para baixo o 'Bob Esponja Calça Quadrada' olhando para você com um grande sorriso e sua língua para fora", descreve a médica no site.

O objeto foi retirado sem complicações, e a criança esta ótima mas o caso será lembrado pelos ricos detalhes mostrados no raio-x.

Acontecimento como esse são muito comuns em qualquer caso de duvida sobre a ingestão de algum corpo estranho deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima para que a criança seja examinada e sejam realizados exames como o da foto.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Semana de Prevenção e Tratamento da Hanseniase

Semana de Prevenção e Tratamento da Hanseniase



A partir do dia 26 desse mês (próxima segunda feira) teremos inicio a semana de combate e prevenção da Hanseniase, a campanha faz parte de uma iniciativa que vai ocorrer em todo território Nacional.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado em 29 de janeiro. A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, cujos sintomas incluem manchas brancas ou avermelhadas, sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, e caroços e placas em qualquer lugar do corpo. O tratamento e acompanhamento são feitos em unidades básicas de saúde.

Em nossa unidade teremos algumas atividades especiais para essa semana que vão incluir:
  • Sala de Espera sobre a Hanseníase e mancha suspeita.
  • Entrega de folhetos informativos sobre a doença.
  • Atendimento de usuários na unidade para captação e avaliação de manchas.
  • Palestras informativas sobre a doença para os usuários da unidade.
A campanha acontecera do dia 26 até o dia 30. Para ficar ainda mais por dentro assista o vídeo oficial da campanha.




segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Planejamento Familiar

Planejamento Familiar



Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez indesejada. Todas as pessoas possuem o direito de decidir se terão ou não filhos, e nós estamos aqui para oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a prática do planejamento familiar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 120 milhões de mulheres em todo o mundo desejam evitar a gravidez. Por isso, o Planejamento Familiar foi desenvolvido pelo Governo Brasileiro, com o intuito de orientar e conscientizar a respeito da gravidez e da instituição familiar.

O Estado Brasileiro, desde 1998, possui medidas que auxiliam no planejamento, como a distribuição gratuita de métodos anticoncepcionais. Já em 2007, foi criada a Política Nacional de Planejamento Familiar, que incluiu a distribuição de camisinhas, e a venda de anticoncepcionais, além de expandir as ações educativas sobre a saúde sexual e a saúde reprodutiva.

Em 2009, o Ministério da Saúde reforçou a política de planejamento e ampliou o acesso aos métodos contraceptivos, disponibilizando mais de oito tipos de preventivos em postos de saúde e hospitais públicos.

Aqui no Waldyr Franco você usuário do SUS vai ter acesso a todos o tipo de ajuda para planejar de forma consciente o desenvolvimento da sua família.

As inscrições para o planejamento familiar esse mês vão ocorrer no dia 22/01/2015 (próxima quinta feira), os interessados deverão procurar a Carla ou a Viviane na sala do Serviço Social aqui da unidade.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015




O Ministério da Saúde atualizou o aplicativo Vacinação em Dia para tablets e smartphones lançado em 2013. A ferramenta é uma forma fácil, moderna e ágil de acompanhar o calendário vacinal. Na nova versão estão disponíveis todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação. A partir da inserção da primeira vacina no calendário, o aplicativo calcula quando o usuário deve comparecer novamente para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem, outro destaque é que os calendários de vacinação cadastrados no aplicativo podem ser enviados por email para impressão

 A atualização no Android, versão 2.2.3 ou superior, já está disponível no Google Play e no IOS, versão 7 ou superior.

O aplicativo pode ser encontrado na App Store aqui.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Planejamento Anual das Equipes de Estratégia de Saúde da Família

Planejamento Anual das Equipes de Estratégia de Saúde da Família



Janeiro
19 a 23 - "Saúde na Pressão": Semana voltada com ações coletivas de prevenção, orientação e avaliação de Hipertensos e Diabéticos.


Fevereiro
12 - Bloco da Dengue com a comunidade Local. Distribuição de panfletos educativos sobre a DST e Preservativos.


Março
24 - Combate a tuberculose, dia D de intensificação da busca ativa aos sintomáticos respiratórios.


Abril
06 a 10 - Ações de saúde realizada com alunos da academia carioca, junto a semana nacional de saúde.


Maio
Dia 18 - Educação Sexual para adolescente nos grupos já existente nas equipes, aproveitando o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


Junho
Dia Mundial da imunização na 1° semana de Junho: serão realizadas com tendas no estacionamento da unidade voltadas para a saúde da criança, com atualização das cadernetas, pesagem, bolsa Família e acompanhamento em geral das crianças compreendendo brincadeiras e animações para as crianças.

Agosto
01 a 07 - Semana Mundial do Aleitamento Materno: serão realizadas com o apoio do NASF, praticas, condutas e rotinas adequadas a amamentação; Orientar e apoiar gestantes e nutrizes para praticarem o "AME" por 6 meses e o "AM" continuado por 2 anos ou mais.

Setembro
Atividades educativas nos grupos existentes abordando o tema: "Aprendendo sobre a sífilis e doenças sexualmente transmissíveis" O objetivo é conscientiza e ampliar o diagnóstico precoce da doença. Também será feita a distribuição de camisinhas e de folders informativos na unidade e nas areas adscritas.

Outubro
Dia 06 a 10 - Outubro Rosa: Semana voltada à saúde da mulher: preventivo, Teste Rápido, Mamografia e toda parte de educação em saúde.

Novembro
Dia 05 -Dia Nacional do combate a dengue, em conjunto com os AVS, serão apresentados as orientações sobre Dengue, no que tange a proliferação do mosquito, cuidados para o não desenvolvimento das larvas e medidas preventivas. Além disso, ocorrerá distribuição de informes e exposição de maquete.

Dezembro
Dia 06 a 12 - Campanha fique sabendo, onde serão atualizadas as cadernetas de vacinação, teste Rápido de HIV, Sífilis, Hepatites, Preventivo.

Grupo de Pilates

Grupo de Pilates

É realizado toda segunda feira, às 15h o grupo de Pilates no CMS Waldyr Franco. Tem por Objetivo alcançar usuários que tenham dores crônicas e de longa data, como artrite, artrose dores de coluna entre outras. No grupo será trabalhado alongamento, mobilização, fortalecimentos, resistência do corpo e alivio das dores utilizando as técnicas de Pilates.

O grupo conta com a participação de um fisioterapeuta e do Educador Físico.













sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Palestra de Homeopatia

Palestra de Homeopatia



Palestra de Homeopatia e marcação de consulta para ingresso no programa dia 13/01/15 na Sala de reuniões as 09:00. Serão abertas 15 vagas nesse dia.


Infográfico

5 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
1,289,181 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
13.642 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Cecília Pedro, S/N - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3332-9322 / 3424-4828

Tecnologia do Blogger.